Home > Blog > Doença de Parkinson: Uma rede de apoio faz diferença nessa caminhada

Doença de Parkinson: Uma rede de apoio faz diferença nessa caminhada

Receber o diagnóstico de Doença de Parkinson não é fácil e pode assustar muito a pacientes e quem convive com eles. Sentir-se preocupado e nervoso é totalmente compreensível. Mas quando estes sentimentos se tornam constantes ou vão além do que é compreensível, é preciso ficar alerta.


Sendo assim, o apoio de familiares e amigos é extremamente importante para os pacientes. E é preciso se apegar às boas notícias: embora não haja cura, a Doença de Parkinson tem diversos tratamentos cada vez mais eficientes.


A Doença de Parkinson é uma doença neurológica, crônica e progressiva, que se desenvolve lentamente ao longo dos anos, causando a lentidão dos movimentos. Os sintomas são mais difíceis de serem detectados nos primeiros anos e a causa da Doença de Parkinson permanece desconhecida. 


Entretanto, existem opções de tratamento que podem garantir a autonomia e melhorar a qualidade de vida e rotina dos pacientes, tornando esta jornada um pouco mais leve. 


Principais sintomas da Doença de Parkinson:


  • Tremor, principalmente em repouso;
  • Lentidão nos movimentos e nas respostas físicas e psíquicas;
  • Rigidez muscular;
  • Instabilidade postural, problemas de marcha e equilíbrio;
  • Diminuição na capacidade de realizar movimentos inconscientes, incluindo piscar, sorrir ou balançar os braços ao andar;
  • Mudanças na fala (como falar baixo de repente, se calar ou hesitar antes de falar);
  • Alterações na capacidade de escrever.


O diagnóstico da Doença de Parkinson está diretamente ligado a medos, incertezas, receios e inseguranças. Ainda existe muito desconhecimento e até mesmo preconceito quanto a doença e os seus sintomas. Mas isto precisa mudar. E já está mudando.


Existem pacientes que convivem há anos com a Doença de Parkinson, mantendo uma rotina regrada e saudável, praticando atividades físicas, tendo vida social ativa, trabalhando em diversas áreas, com bem-estar e uma boa qualidade de vida.


Hoje em dia, já temos importantes subsídios a nosso favor. Uma delas é a informação. É por meio dela que pacientes, familiares e redes de apoio podem entender melhor, desmitificar a Doença de Parkinson e buscar especialistas e tratamentos mais adequados a cada caso. 


A caminhada pode não ser fácil. Porém, com algumas práticas diárias e a ajuda de familiares e amigos, as dificuldades poderão ser amenizadas.


O nosso Movimento ParkinsON é uma rede de apoio a pacientes, amigos, familiares e cuidadores. Totalmente dedicado a disseminar conteúdos e informações que auxiliem e forneçam suporte em cada etapa dessa jornada para que ninguém ande sozinho.


Referências:


  1. BVSMS. Doença de Parkinson. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Doenã de Parkinson. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/doenca-de-parkinson/#:~:text=Sintomas%3A%20a%20hist%C3%B3ria%20de%20quem,a%20cabe%C3%A7a%20ou%20os%20p%C3%A9s. Acessado em 14/04/2022



Por: Movimento

Parkinson

Portal | Movimento Parkinson - Doença de Parkinson: Uma rede de apoio faz diferença nessa caminhada

receba as informações primeiro

Assine a nossa newsletter

Ao clicar em enviar autorizo a utilização dos meus dados pessoais para a formalização do contato, conforme Aviso de Privacidade

Cadastro realizado com Sucesso

Desenvolvimento por Gutta