Home > Blog > A Importância da Musicoterapia Para Pessoas com Doença de Parkinson

A Importância da Musicoterapia Para Pessoas com Doença de Parkinson

Distúrbios da fala e a diminuição do movimento dos músculos da face são dois de alguns sintomas da Doença de Parkinson, e a redução desses movimentos e timbres da voz causam a dificuldade dos pacientes de se comunicar e consequentemente levam ao isolamento social, que pode acabar agravando o quadro de outros sintomas da doença.

A musicoterapia é uma atividade terapêutica alternativa que beneficia a oralidade, escrita e potencializa o desenvolvimento das funções cognitivas do paciente com Doença de Parkinson, por meio de exercícios musicais promovendo a exploração da criatividade, auto expressão e socialização.

Estudos têm concluído que a metodologia da musicoterapia pode ser um pilar fundamental para a melhora na qualidade de vida dos pacientes, reduzindo distúrbios da fala, beneficiando a firmeza da voz e dos movimentos faciais, através de exercícios terapêuticos individuais ou em grupo, se tornando importante no tratamento multidisciplinar da doença.


A música e a qualidade de vida na Doença de Parkinson.

O simples ato de escutar música pode transformar a rotina do paciente com a Doença de Parkinson, a sonoridade e melodias musicais se tornam porta-voz do corpo e estudos comprovam que seus efeitos são produtivos e geram impactos não só nos pacientes, mas no seu círculo social, proporcionando interações, trocas afetivas através da música e diminuindo os sintomas da doença.

A prática de exercícios musicais terapêuticos orientados por um profissional estimula as capacidades motoras e emocionais do cérebro por meio de aquecimentos vocais, canto ou instrumentos, e além de ser uma terapia importante integrada a terapias fisioterápicas e fonoaudiológicas, pode elevar ainda mais os benefícios no tratamento do paciente.

Sendo assim, a música não só atua em diferentes camadas sensoriais do cérebro e do nosso corpo, mas também contribui significativamente para melhora da qualidade de vida e reabilitação do paciente da Doença de Parkinson podendo aliviar e ser uma via importante de tratamento.

Descubra mais sobre a qualidade de vida para o paciente com a Doença de Parkinson acessando outros artigos em nosso blog.


Referências: 

  1. FONOFF, Erich. Cantar ajuda a controlar os sintomas da doença de Parkinson. Fevereiro de 2018, disponível em https://www.erichfonoff.com.br/cantar-ajuda-controlar-os-sintomas-da-doen%C3%A7a Acesso em: 20 de Junho de 2022
  2. Active music therapy in Parkinson's disease: an integrative method for motor and emotional rehabilitation Disponivel em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10845352/ Acesso em: 20 de Junho de 2022
  3. CÔRTE, Beltrina, NETO LODOVICI, Neto et al. A musicoterapia na doença de Parkinson. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/HC3L3RmGT8znNtwFRxwCXbf/?lang=pt Acessado em: 20 de Junho de 2022

Por: Movimento

Parkinson

Portal | Movimento Parkinson - A Importância da Musicoterapia Para Pessoas com Doença de Parkinson

receba as informações primeiro

Assine a nossa newsletter

Ao clicar em enviar autorizo a utilização dos meus dados pessoais para a formalização do contato, conforme Aviso de Privacidade

Cadastro realizado com Sucesso

Desenvolvimento por Gutta