Home > Blog > A constipação na Doença de Parkinson

A constipação na Doença de Parkinson

Algumas pesquisas mostram que existe uma possível relação entre a Doença de Parkinson e o intestino. 


A constipação é um dos sintomas não motores mais frequentes da Doença de Parkinson, com prevalência variando de 24,6% a 63% de acordo com os diferentes critérios diagnósticos utilizados para definir constipação crônica


Além disso, vários estudos demonstraram que a constipação pode anteceder a ocorrência de um comprometimento do sistema gastrointestinal na doença. 


Na Doença de Parkinson, a constipação se deve principalmente a evacuações difíceis ou infrequentes, mas o uso constante de medicamentos antiparkinsonianos, analgésicos e antidepressivos pode piorar o quadro. 


No início, os sintomas são mais difíceis de serem detectados, por demorarem a progredir e podem ser ignorados pelos pacientes, fazendo com que esse problema não seja relatado a tempo. Portanto, observar o sintoma corriqueiro da prisão de ventre pode ajudar no diagnóstico precoce


Como detectar a Doença de Parkinson? 


A doença pode se iniciar entre 10 e 15 anos antes dos sintomas se evidenciarem. O diagnóstico é feito basicamente pelo exame neurológico e avaliação do histórico do paciente. 


Alguns exames como a cintilografia cerebral com marcador do transportador de dopamina e a ultrassonografia da substância negra podem auxiliar no diagnóstico.


Pacientes que apresentam tremores devem procurar ajuda médica, pois eles também podem ser causados por outros motivos e por efeito colateral de alguns medicamentos.


Principais sinais e sintomas que podem indicar a Doença de Parkinson 


Tremores 

Uma das principais características da Doença de Parkinson. Acontecem quando o paciente está em repouso, e melhoram quando ao se movimentar. É mais comum nas mãos, sendo um tremor com grande amplitude, mas também pode aparecer no queixo, lábios, língua e pernas. 


Rigidez 

A rigidez dos músculos pode ser assimétrica ou em algum local específico do corpo, como braços ou pernas, dando uma sensação de estar endurecido, dificultando ou até impedindo atividades básicas do dia a dia como caminhar, se vestir, abrir os braços, subir ou descer escadas.


Movimentos lentos

Ocorre quando há a diminuição e perda de certos movimentos automáticos, como piscar os olhos. Comprometendo a agilidade em fazer movimentos e dificultando a realização de tarefas simples, como abrir e fechar as mãos, se vestir, escrever, mastigar ou caminhar.


Congelamento 

Em alguns momentos, é comum ocorrer um súbito bloqueio ao andar, escrever ou falar, conhecido como congelamento ou freezing.


O Movimento ParkinsON foi criado para ser uma rede de apoio a pacientes, amigos, familiares e cuidadores, onde reunimos informações extremamente importantes que serão constantemente compartilhadas, promovendo o primeiro passo para a reconquista da qualidade de vida. 


Junte-se a nós nessa caminhada! 


Referências:


  1. STOCCHI, Fabrizio, TORTI, Margherita. Constipation in Parkinson’s Disease Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28805584/#:~:text=In%20PD%2C%20consti%20 Acesso em: 13/04/2022

Por: Movimento

Parkinson

Portal | Movimento Parkinson - A constipação na Doença de Parkinson

receba as informações primeiro

Assine a nossa newsletter

Ao clicar em enviar autorizo a utilização dos meus dados pessoais para a formalização do contato, conforme Aviso de Privacidade

Cadastro realizado com Sucesso

Desenvolvimento por Gutta