Home > Blog > Doença de Parkinson e doença de Alzheimer: existe alguma relação entre elas?

Doença de Parkinson e doença de Alzheimer: existe alguma relação entre elas?

A Doença de Parkinson e a Doença de Alzheimer são duas patologias diferentes entre si, mas que têm alguns pontos muito em comum e que já levam alguns pesquisadores a acreditarem que existe uma sobreposição de uma com a outra.

Alguns pontos específicos são bem claros quanto às suas semelhanças. A faixa etária é um deles. Ambas as doenças atingem majoritariamente pessoas acima dos 50 anos. Outro ponto em que se assemelham está no fato de afetarem o sistema nervoso central. São doenças neurodegenerativas, progressivas e sem cura. 

A jornada de tratamento das duas também é bastante diferente. Muito em relação aos sintomas clássicos de cada uma delas. Um paciente com sintomas da Doença de Parkinson vem a desenvolver sintomas motores, como: 

  • Tremores; 
  • Rigidez muscular; 
  • Bradicinesia (lentidão de movimentos); 
  • Alterações na marcha;
  • Desequilíbrio;
  • Alterações na fala e escrita;

Já no caso da Doença de Alzheimer, os sintomas mais comuns estão relacionados à uma demência neurodegenerativa, de causa desconhecida, mas que se acredita ser geneticamente determinada:

  • Falta de memória recente; 
  • Repetição de perguntas ou de falas, diversas vezes;
  • Dificuldade para acompanhar conversas ou pensamentos complexos;
  • Incapacidade de elaborar estratégias para resolver algumas situações;
  • Dificuldade para dirigir e encontrar caminhos conhecidos;
  • Dificuldade para encontrar palavras que representem o que querem dizer ou sentimentos;
  • Irritabilidade, desconfiança injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento;

As duas doenças, o Parkinson e o Alzheimer, costumam evoluir de uma forma lenta e gradativa. Esta evolução das doenças é algo que varia em cada caso, mas na maioria deles, possuem um curso vagaroso e sem rápidas mudanças nos sintomas.

Fisiologicamente, o que há de semelhante na Doença de Parkinson e Doença de Alzheimer?

Alguns pacientes com Doença de Parkinson também podem apresentar sintomas relacionados à demência e pacientes com Doença de Alzheimer podem manifestar alguns sintomas extrapiramidais, como a sensação de inquietude, alterações no movimento, espasmo e outros.

E mais do que isso, a análise da autópsia de alguns pacientes com Doença de Alzheimer, mostrou que eles não apenas apresentavam características neuropatológicas deste distúrbio, como também exibiam alterações na região do cérebro chamada substância negra. Nesta região é onde se produz a dopamina, substância neurotransmissora que conduz correntes nervosas do cérebro ao corpo e vice-versa. A falta ou diminuição desta dopamina afeta os movimentos e causa os sintomas descritos na Doença de Parkinson.

Bem como, a maioria dos pacientes com Doença de Parkinson que apresentam algum quadro de demência, possuem também alterações neurológicas, nesta e em outras regiões do cérebro, condizentes com a Doença de Alzheimer. 

Esta sobreposição leva alguns estudiosos a cogitar a possibilidade de uma nova classificação para essas doenças neurodegenerativas.

Procure sempre um especialista ao notar alguma alteração neurológica.

O diagnóstico de uma doença neurodegenerativa é sempre um momento muito complicado. Por mais difícil que seja este momento, o diagnóstico precoce, bem como o apoio de familiares, amigos e rede de apoio é fundamental para auxiliar na jornada que irá se iniciar.

O Movimento ParkinsON tem esta finalidade de conectar todos esses envolvidos, a médicos e profissionais de saúde, bem como a outros pacientes que estejam em estágios diferentes da jornada, para que todos se apoiem e consigam, desta forma, seguir pelo tratamento com mais qualidade de vida. 


Referências:

  1. PERL D. P, OLANOW C.W, CALNE D. Alzheimer's disease and Parkinson's disease: distinct entities or extremes of a spectrum of neurodegeneration? National Library of Medicine. https://doi.org/10.1002/ana.410440705 Acesado em: 13 de junho de 2022
  2. SAGAR H. J, Clinical similarities and differences between Alzheimer's disease and Parkinson's disease. National Library of Medicine. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3316503/ Acessado em: 13 de junho de 2022
  3. FONOFF, Erich. Você acha que as doenças de Parkinson e Alzheimer são iguais? Setembro de 2019, disponível em https://www.erichfonoff.com.br/blog/voce-acha-que-as-doencas-de-parkinson-e-alzheimer-sao-iguais/#:~:text=Parkinson%20e%20Alzheimer%20s%C3%A3o%20doen%C3%A7as%20diferentes.,o%20neurocirurgi%C3%A3o%20em%20SP%20Dr Acessado em: 13 de junho de 2022
  4. VARELLA, Dráuzio. Doença de Parkinson. Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/doenca-de-parkinson/ Acesso em: 13 de junho de 2022
  5. VARELLA, Dráuzio. Doença de Alzheimer. Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/doenca-de-alzheimer-3/ Acesso em: 13 de junho de 2022




Por: Movimento

Parkinson

Portal | Movimento Parkinson - Doença de Parkinson e doença de Alzheimer: existe alguma relação entre elas?

receba as informações primeiro

Assine a nossa newsletter

Ao clicar em enviar autorizo a utilização dos meus dados pessoais para a formalização do contato, conforme Aviso de Privacidade

Cadastro realizado com Sucesso

Desenvolvimento por Gutta