Home > Blog > Sinais da doença de Parkinson: instabilidade postural

Sinais da doença de Parkinson: instabilidade postural

A instabilidade postural é um dos principais problemas para os pacientes com Doença de Parkinson. A queda, principalmente em pacientes idosos, é um dos acidentes mais comuns e pode causar problemas de saúde muito sérios. Este perigo aumenta em um paciente com Doença de Parkinson, devido a diminuição da estabilidade corporal, equilíbrio e alterações na marcha.

O equilíbrio postural pode ser definido como a capacidade em manter-se ereto e executar movimentos do corpo sem apresentar oscilações ou mesmo quedas.


A Doença de Parkinson é caracterizada por: 

  • Rigidez; 
  • Bradicinesia; 
  • Micrografia; 
  • Alterações posturais; 
  • Tremor de repouso. 


Em relação às alterações posturais, as que podem ser encontradas são: falta de reação de equilíbrio, adoção da postura em flexão e diminuição da rotação do tronco. Estes fatores são impactantes na instabilidade postural, aumentando a chance de quedas e, consequentemente, suas sequelas.

Avalia-se que o risco de quedas em pacientes com a Doença de Parkinson fique entre 38 e 68% e que estas quedas ocorram mais frequentemente nos estágios mais avançados da doença.



Instabilidade postural e alterações da marcha


Conforme a doença progride, ocorre o comprometimento da marcha, caracterizada por uma diminuição da velocidade e o encurtamento da passada. Algo que gera a sensação de alteração do centro de gravidade do indivíduo, com tendência a se inclinar em excesso para a frente e cair. As alterações da marcha estão ligadas a alterações do centro de pressão e massa do corpo, bem como da mobilidade articular de quadril e calcanhar.

Durante uma marcha normal e saudável, o paciente faz a progressão calcanhar-dedos. Quando a marcha está comprometida neste paciente com Doença de Parkinson, o contato com o solo é feito com o pé plano, ou, em casos mais avançados da doença, com a progressão dedos-calcanhar, o que causa a instabilidade durante a marcha.

Estudos mostram que quando o paciente com a Doença de Parkinson está no período off (sem o efeito da medicação), o controle postural e o limite de estabilidade pioram.



Cuidados com a Instabilidade postural e o risco de queda na Doença de Parkinson.


A identificação desta instabilidade, bem como do risco de quedas podem prevenir a ocorrência destes eventos no futuro uma ou mais vezes.

Converse sempre com seu médico e profissional de saúde sobre quais as condutas que podem ser tomadas em seu tratamento, para buscar uma melhor instabilidade postural.


O Movimento ParkinsON é um ponto de encontro e conexão para profissionais de saúde, pacientes e familiares, colaborando com seus pontos de vistas, experiências e agregando na jornada de todos. 

Continue nos acompanhando. Confira os outros artigos em nosso blog.



Referências:

  1. FUKUNAGA, Jaqueline Yumi. et al. Controle postural na Doença de Parkinson. Scielo Brasil. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.05.032 Acessado: 17/06/2022
  2. ADKIN Allan L; FRANK, James S; JOG, Mandar S. Fear of falling and postural control in Parkinson's disease. National Library of Medicine. https://doi.org/10.1002/mds.10396 Acessado: 17/06/2022
  3. FONOFF, Erich. O equilíbrio está no exercício. Novembro de 2017, disponível em https://www.erichfonoff.com.br/exercicios-melhoram-o-equilibrio/ Acessado:17/06/2022


Por: Movimento

Parkinson

Portal | Movimento Parkinson - Sinais da doença de Parkinson: instabilidade postural

receba as informações primeiro

Assine a nossa newsletter

Ao clicar em enviar autorizo a utilização dos meus dados pessoais para a formalização do contato, conforme Aviso de Privacidade

Cadastro realizado com Sucesso

Desenvolvimento por Gutta