Home > Blog > Como conviver com a Doença de Parkinson

Como conviver com a Doença de Parkinson

Muito se fala sobre a Doença de Parkinson enquanto condição médica, sobre seus sintomas, tratamentos, prognóstico e por vezes se esquece do lado humano, da pessoa por trás da doença. É preciso conhecer e entender os impactos da Doença de Parkinson na vida de quem convive com ela diariamente. 


Primeiramente, é preciso lembrar que a Doença de Parkinson é uma doença crônica, isto é, acompanhará o paciente por toda sua vida. O fator da cronicidade é essencial para entender o peso que o diagnóstico tem sobre os pacientes e familiares. Ao receberem a notícia, muitos se veem com sentimentos extremos, como medo, angústia e até raiva. O impacto é grande e é preciso dar tempo ao tempo para processar a notícia, cada pessoa encara o diagnóstico de uma forma diferente e é preciso respeitar esse momento. 



Com o diagnóstico da Doença de Parkinson surge um novo modo de vida


A mudança de estilo de vida que vem intrínseca ao diagnóstico é outro ponto importante. Para conviver com a Doença de Parkinson, muitas vezes, a pessoa precisa transformar toda sua vida, seus hábitos, rotina - do âmbito profissional ao familiar, tudo passa a ser diferente. As mudanças não acontecem apenas no lado de fora, o paciente precisa entender e aceitar as novas limitações impostas pela doença, buscando maneiras de sempre contorná-las e dominá-las, lembrando-se de que não deverá mais realizar algumas atividades como antes. A mudança também não deve ocorrer apenas para o paciente, mas em todo o âmbito familiar, é como se o diagnóstico fosse para toda a família.


Muitos são os desafios enfrentados pelos pacientes com Doença de Parkinson, entre eles: o preconceito, a falta de segurança em relação ao tratamento recebido, falta de adesão à abordagem multidisciplinar, dependência de cuidadores, impacto nas finanças e vida familiar.


É por isso que o apoio é a principal ferramenta para conviver com a Doença de Parkinson, seja de amigos, familiares, médicos ou grupos de apoio especializados, ele permite que o paciente se sinta querido, amado, ouvido, compreendido e útil. Além disso, grupos de apoio permitem a formação de novas amizades, restauração da vida social, levando a uma melhora da autoestima e da qualidade de vida.




Referências:

  1. FONOFF, Erich. Conheça os grandes desafios impostos pela doença de Parkinson. Disponível em: <https://www.erichfonoff.com.br/os-maiores-desafios-enfrentados-pela-comunidade-de-parkinson/> (Acesso em 31/08/2021)
  2. GONÇALVES, Lucia H. T. ; ALVAREZ, Angela Maria ; ARRUDA, Micheli C. Pacientes portadores da doença de Parkinson: significado de suas vivências; Acta paul. enferm. 20 (1), Mar 2007. 


Por: Movimento

Parkinson

Portal | Movimento Parkinson - Como conviver com a Doença de Parkinson

receba as informações primeiro

Assine a nossa newsletter

Ao clicar em enviar autorizo a utilização dos meus dados pessoais para a formalização do contato, conforme Aviso de Privacidade

Cadastro realizado com Sucesso

Desenvolvimento por Gutta