Home > Blog > Exercícios de Equilíbrio Para Pessoas com Doença de Parkinson

Exercícios de Equilíbrio Para Pessoas com Doença de Parkinson

Distúrbios do equilíbrio são sinais muito prevalentes em pacientes com Doença de Parkinson. Estes distúrbios comprometem diretamente para a perda da independência funcional deste paciente, bem como são causadores de acidentes e quedas que podem levar a problemas ainda mais sérios.


Isto ocorre porque há um deslocamento do centro de gravidade do indivíduo, geralmente para frente, e por terem uma incapacidade de realizar movimentos que compensem a estabilidade do corpo, se desequilibram e, muitas vezes, caem.



Exercícios terapêuticos na Doença de Parkinson.


A prática de exercícios terapêuticos de equilíbrio vem assumindo um papel de importância dentro da estratégia para tratar os sinais e sintomas da Doença de Parkinson, como no caso da perda de equilíbrio e instabilidade postural.

Exercícios como os de fisioterapia promovem benefícios e resultados positivos na questão de alongamento, fortalecimento muscular, marcha, mobilidade, equilíbrio e até respiratórios.

Estudos sugerem, inclusive, que as práticas destes exercícios também em ambiente domiciliar são importantes para auxiliar na reabilitação do paciente ao promoverem:


  • Estímulo ao autocuidado; 
  • Ganho de força e amplitude de movimento; 
  • Redução de número de queixas e do medo de cair; 
  • Melhora de sintomas motores relacionados ao Parkinson; 
  • Qualidade de vida;
  • Melhora na marcha; 
  • Capacidade funcional e equilíbrio;
  • Além de boa aceitação e aspecto motivacional.


Exercícios simples para se fazer em casa para a melhora do equilíbrio

Alguns destes exercícios podem ser praticados em casa, sempre tomando muito cuidado e acompanhado de um cuidador ou alguém da rede de apoio que esteja orientado a auxiliar.


Exercício 1

No primeiro exercício, você deve ficar em pé, apoiando as mãos no encosto de uma cadeira ou objeto imóvel e de olhos abertos, dobrar um joelho e apoiar seu peso sobre a outra perna por 30 segundos. Depois faça o mesmo trocando as pernas. Em seguida, repita-o, agora com os olhos fechados. Por fim, com os olhos abertos novamente, dobre uma das pernas sem se apoiar com as mãos no objeto e compense o peso na perna esticada por 30 segundos. Faça agora com a outra perna.


Exercício 2

Este exercício é muito importante para trabalhar o equilíbrio em uma atividade funcional. Em pé, de olhos abertos e apoiando as mãos em um objeto imóvel, transfira o peso do seu corpo para frente e para trás. Dos calcanhares para as pontas dos pés. Depois, faça-o sem se apoiar em algum objeto e também de olhos fechados.


Exercício 3

O terceiro exercício que indicaremos visa fortalecer troncos e membros para uma atividade diária, como sentar-se e levantar-se. O paciente deve sentar-se na metade do assento da cadeira e se recostar nela, mantendo as costas alinhadas. Os joelhos ficam dobrados e os pés em contato com o chão, com as mãos cruzadas no peito. O movimento consiste em puxar o tronco para frente e fazer força para levantar-se. O ideal é demorar 3 segundos para levantar e mais 3 para se sentar. Após isso, pode-se fazer também de olhos fechados. 



Exercício 4

O último exercício para melhorar o equilíbrio consiste em caminhar em linha reta, com passos bem curtos, encostando o calcanhar do pé que dá a passada na frente do outro pé. Comece em um ritmo mais acelerado e vá diminuindo até que fique cerca de 10 segundos mantendo o equilíbrio com um pé diante do outro.



A qualidade de vida e a saúde em equilíbrio.

A busca por qualidade de vida e bem-estar para um paciente com Doença de Parkinson é constante. Para aproximar todas as áreas que estão em contato com esse paciente e impactam na sua jornada de tratamento é que o Movimento ParkinsON foi criado. 

 

Conheça mais lendo os outros artigos em nosso blog.




Referências:

 

  1. CHRISTOFOLETTI, Gustavo. et al. Eficácia de tratamento fisioterapêutico no equilíbrio estático e dinâmico de pacientes com doença de Parkinson. Fisioterapia e Pesquisa, jul/set. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fp/a/HyzS93skHvFbMGXV3j8sNWN/?lang=pt&format=pdf Acessado: 17/06/2022
  2. GONDIM, Ihana Thaís Guerra de Oliveira; LINS, Carla Cabral dos Santos Accioly; CORIOLANO, Maria das Graças Wanderley de Sales. Exercícios terapêuticos domiciliares na doença de Parkinson: uma revisão integrativa. https://doi.org/10.1590/1809-98232016019.150040 Acessado: 17/06/2022
  3. NEUROLOGIA: MANUAL DE EXERCÍCIOS PARA O DOENTE COM PARKINSON. Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento. Disponível em: https://www.andressachodur.com.br/wp-content/uploads/2017/10/NeurologiaManualdeExerc%C3%ADciosparaoDoentecomParkinson.pdf Acessado em: 17/06/2022


Por: Movimento

Parkinson

Portal | Movimento Parkinson - Exercícios de Equilíbrio Para Pessoas com Doença de Parkinson

receba as informações primeiro

Assine a nossa newsletter

Ao clicar em enviar autorizo a utilização dos meus dados pessoais para a formalização do contato, conforme Aviso de Privacidade

Cadastro realizado com Sucesso

Desenvolvimento por Gutta