Home > Blog > Como encontrar um especialista em Doença de Parkinson?

Como encontrar um especialista em Doença de Parkinson?

O início dos sintomas da Doença de Parkinson, assim como o diagnóstico, é um momento difícil para todos os envolvidos, disso não há dúvidas. Pacientes e familiares se encontram cercados de dúvidas, medos, incertezas e inseguranças. Muitas vezes sem saber por onde e como se orientar diante dos novos desafios. Ser diagnosticado pode gerar o sentimento de surpresa, preocupação e indignação. 


Sabemos que a falta de conhecimento sobre os sintomas e sobre a doença, ou até mesmo questões como o preconceito, ou mesmo o constrangimento da doença em algumas situações, faz parte do dia a dia de quem já convive com o diagnóstico. A dificuldade de acesso a profissionais especialistas no assunto também ocorre. Não é raro que antes de haver o diagnóstico da Doença de Parkinson, o paciente seja diagnosticado com outros distúrbios do movimento, principalmente se os sintomas aparecem antes dos 65 anos.


Durante esse período, pacientes e cuidadores podem se sentir desnorteados, sem encontrar a informação que alivie suas preocupações, ou mesmo encontrar um caminho que direcione à alguém que mostre soluções viáveis em meio às estas dificuldades que se apresentam. 


A demora no diagnóstico é uma consequência desses obstáculos. É indicado para o paciente com sintomas da Doença de Parkinson que haja mais de uma opinião médica sobre o quadro clínico. Mas para isso, é preciso encontrar uma equipe médica especialista no assunto. Geralmente, o diagnóstico ocorre através de um médico neurologista, mas o tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar. Todos os envolvidos precisam entender as necessidades do paciente, tanto físicas, quanto emocionais, para que o portador da Doença de Parkinson sinta-se seguro com o tratamento. 



Movimento ParkinsON - Encontre seu Médico


Desenvolvemos o Movimento ParkinsON pensando em ajudar pacientes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde em todas as etapas desta jornada. Queremos facilitar o acesso à informação e aos profissionais da saúde especialistas em Doença de Parkinson pelos pacientes. Esperamos ajudar a encurtar o caminho e o tempo necessários para o diagnóstico da doença e trazer novos olhares para uma melhora na qualidade de vida dos envolvidos. 


Exatamente por isso é que elaboramos a ferramenta “Encontre seu Médico”. Dentro do nosso portal Movimento ParkinsON, você conseguirá localizar quais profissionais especializados atuam próximo à sua região através da consulta do seu CEP. Então, você terá acesso aos melhores profissionais para auxiliar no seu tratamento ou do familiar para quem você estiver procurando. A ferramenta é extremamente simples, intuitiva e fácil de usar.


Nosso propósito é conectar todas as pontas que fazem parte de um tratamento da Doença de Parkinson, facilitando um pouco o processo de todos nesta jornada. O caminho pode até ser longo, mas a caminhada já começou e ninguém andará sozinho.



Clique aqui para conhecer o “Encontre seu Médico”




Referências:

  1. SILVA, T. P.; CARVALHO,C. R. A. Doença de Parkinson: o tratamento terapêutico ocupacional na perspectiva dos profissionais e dos idosos. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional [online]. v. 27, n. 2, pp. 331-344, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1229 Acesso em: 23 de março de 2022

Por: Movimento

Parkinson

Portal | Movimento Parkinson - Como encontrar um especialista em Doença de Parkinson?

receba as informações primeiro

Assine a nossa newsletter

Ao clicar em enviar autorizo a utilização dos meus dados pessoais para a formalização do contato, conforme Aviso de Privacidade

Cadastro realizado com Sucesso

Desenvolvimento por Gutta